ABERTURA DA JORNADA DE PESQUISA



Quinta-feira dia 01 de dezembro de 2011 às 14h00
TEATRO REYNUNCIO LIMA do IA/UNESP

Grupo PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP

Direção: John Boudler
Co-direção: Carlos Stasi e Eduardo Gianesella
Integrantes: Arturo Uribe, Bruno Oliveira, Catarina Percinio, Clenio Henrique, Diogo Del Nero, Fernando Miranda, Herivelto Brandino (convidado), Ícaro Kái, Jefferson Manes, Leonardo Bertolini Labrada, Luana Oliveira, Ricardo Miranda, Rosângela Rhafaelle, Rubens Celso, Saulo Bortoloso, Sérgio Vieira, Wesley Lopes e Zacarias Maia
         O Grupo PIAP iniciou suas atividades em 1978. Desde 1995, conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP e desde 2007 conta também com o apoio do Programa Ciência na UNESP vinculada à Vice-Reitoria. Após 34 anos de atividades, no final de 2011, chegaremos a 81 formados.
IAdança – Núcleo Incena

Direção: Kathya Godoy
Coreografia: Diego Mejía  Assistente de coreografia: Bruna Barbosa
Bailarinas: Bruna Barbosa, Flávia Borsani, Mariana Oliveira e Sarah Santoro
Iluminação: Alexandre Sampaio

O Grupo IAdança  foi criado no ano de 2005,  vincula-se ao Grupo de Pesquisa – Dança: Estética e Educação e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP – PROEX.


PROGRAMA

Saulo Bortoloso (Brasil, 1983) - Peia (2011)

Tiago Gati (Brasil, 1976) - Areal (2010)

Marlos Nobre (Brasil, 1939) - Rhythmetron (1968, Opus 27)
A Preparação
A Escolhida
O Ritual
Leonardo Bertolini Labrada, regente



Grupo PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP - foi criado por John Boudler em 1978 para o aperfeiçoamento acadêmico-artístico de seus integrantes e como veículo de divulgação do repertório para percussão no Brasil. Formado pelos alunos do Curso de Bacharelado em Percussão da UNESP, o Grupo PIAP também conta com eventuais convidados, proporcionando uma oportunidade de aprimoramento camerístico. Pelo grupo já passaram 81 integrantes que se apresentam, estudam e/ou ainda trabalham por todo o Brasil e em mais de 40 países nos cinco continentes. Ao longo de seus 34 anos de atividades o PIAP tem colhido grandes sucessos, firmando-se no cenário artístico nacional através de concertos e gravações em disco, rádio e televisão. Apresentou-se nos principais Festivais de Música do Brasil - Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre suas atividades, merecem destaque: 1º lugar no II Prêmio Eldorado de Música e a gravação de dois LPs em 1986; turnê pelos EUA, apresentando onze concertos de Saint Louis a Nova York em 1987; Prêmio Lei Sarney, como Revelação na Categoria Grupo Instrumental em 1988; Prêmios Mambembe e APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de Melhor Trilha Sonora pela participação na peça Péricles, Príncipe de Tiro de William Shakespeare em 1995; Projeto LinC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 1997; lançamento do primeiro CD do Grupo em 1998; indicação na categoria Melhor Grupo de Música de Câmara pelo IV Prêmio Carlos Gomes em 1999; apresentação no Festival Percusiones del Mundo na Cidade do México com transmissão ao vivo via internet em 2000; eleito pela APCA o Melhor Conjunto de Câmara na categoria Música Erudita em 2003; lançamento de dois novos CDs em 2007; e a turnê norte-americana de 37 dias apresentando dezoito concertos e onze masterclasses no início de 2010.

John Boudler é Professor Titular do Instituto de Artes da UNESP onde criou e desenvolve o curso de percussão desde 1978. Nestes 34 anos formaram-se 81 bacharéis em percussão que atuem profissionalmente no país e no exterior. Boudler estudou no New England Conservatory of Music, na State University of New York in Buffalo e no American Conservatory of Music em Chicago. Seus principais professores foram George D’Anna, Vic Firth, Jan Williams, Lynn Harbold e James Dutton. Foi integrante dos grupos Creative Associates e SEM Ensemble trabalhando com compositores como Earle Brown, John Cage, George Crumb, Morton Feldman, Lucas Foss, Philip Glass, Lejaren Hiller, Steve Reich e Christian Wolff. Já se apresentou também sob a regência de Leonard Bernstein, Seiji Ozawa, Michael Tilson Thomas e Zubin Mehta. Em 1977, aos 23 anos, ganhou o mais alto prêmio concedido para percussão solo no 26º ARD Concurso Internacional de Munique. No Brasil, foi timpanista solista da OSESP, membro fundador e empresário do Grupo “Percussão Agora”, bolsista da CAPES, pesquisador do CNPq, diretor do IA/UNESP e premiado diretor musical de teatro. Atuou também como regente convidado da OSESP, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Bachiana-SESI, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP, da Unicamp, da UFBA, Orquestra Nova Sinfonieta e da Camerata Fukuda (esta última como principal regente convidado durante vários anos). Há 34 anos dirige o reconhecido Grupo de Percussão do IA/UNESP – Grupo PIAP, no qual apresenta primeiras audições, acumula prêmios, grava discos e realiza concertos, incluindo três turnês no exterior.



O Núcleo INcena é um dos eixos do Projeto de Extensão IAdança do IA-Instituto de Artes-UNESP, vinculado à PROEX - Pró-Reitoria de Extensão Universitária e também ao GPDEE - Grupo de Pesquisa – Dança: Estética e Educação, sob a coordenação da Prof ª Dr ª Kathya Maria Ayres de Godoy. Integrado por bailarinos com diversas formações, tendo como base técnica o Ballet Clássico e a Dança Contemporânea, o núcleo desenvolve pesquisas e produções artísticas em Dança Contemporânea, desde abril de 2011. A estréia aconteceu no dia 16 de maio, com apresentação da peça Rythmetron (Marlos Nobre) interpretada pelo PIAP – Grupo de Percussão e dançada pelo INcena no IA, e foi reapresentada no SESC Pompéia no dia 8 de junho. Possui também em seu repertório, a peça Tantrika (Murray Schafer), interpretada pela mezzo-soprano Eleanor James e PIAP, e apresentada pela bailarina Bruna Barbosa no Festival de Ritmo e Som no IA. Atualmente, o núcleo INcena é composto pelas bailarinas Bruna Barbosa, Flávia Borsani, Mariana Oliveira, Sarah Santoro e pelo coreógrafo, bailarino e diretor artístico Diego Mejía.
Kathya Godoy é bailarina e coreógrafa formada pela Escola Municipal de Bailados e Royal Academy of London, atuou no Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo; Graduada em Educação Física, Pós-Graduada em Ginástica e Dança; Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP); Doutora em Educação (PUC/SP). Leciona no Instituto de Artes da UNESP no Programa de Mestrado em Artes e nos Cursos de Licenciatura em Artes. Dirige o Grupo de Dança Contemporânea IAdança. Líder do Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação. Pesquisadora das áreas de Educação, Artes e Educação Física, com destaque na produção de trabalhos multidisciplinares sobre a corporeidade na dança e na música. Elaborou o material pedagógico de Artes do Programa de Educação Continuada (PEC) da Secretaria Estadual de Educação em parceria com a USP/UNESP e PUC/SP. Elaborou e coordenou o Projeto de Capacitação de Professores da Rede Municipal de Jundiaí na área de Arte nas linguagens de Dança e Música. Premiada com o trabalho Dança Criança na Vida Real - Grupo Santander/Real área da cultura.         


Nenhum comentário:

Postar um comentário