Teatro narrativo em Borandá e Nuestra señora de las nubes

Humberto Hugo Villavicencio Garcia 
Artes Cênicas – Teoria, prática, história e ensino. 
Orientadora: Profa. Dra. Berenice Raulino 

Palavras-chave: Teatro narrativo. Fraternal companhia. Malayerba 

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a incidência do Teatro Narrativo nas peças: Borandá de Luis Alberto de Abreu da Fraternal Companhia de Arte e Malas Artes da cidade de São Paulo, Brasil e Nuestra señora de las nubes de Aristides Vargas do grupo teatral Malayerba da cidade de Quito, Equador. O trabalho pretende estabelecer o contexto histórico no qual surgiram estes grupos, seus métodos colaborativos de trabalho assim como também destacar a repercussão do temas da migração interna e do exílio abordados pelas peças. 

villavicenzio@uol.com.br

Arte Funcional e Design Contemplativo: Psicologia da Comunicação com a Sociedade

Felipe Garcia – Aluno Especial
Artes Visuais - Processos e procedimentos artísticos
Orientador pleiteado: Pelópidas Cipryano

Palavras-chave: arte, design, comunicação, psicologia

Neste trabalho propomos e entendemos que os fatores sociais, econômicos e culturais, estão cada vez mais se cruzando e se interligando devido à conectividade, interatividade e a sede pelo desconhecido. A arte, com a sua democracia, procura se relacionar e deixar questionamentos para a sociedade, seja pelo período político que a mesma esteja passando, seja pela mensagem do artista transmitindo sua identidade, sua visão de mundo ou desconstruindo imagens e conceitos. Na contemporaneidade, entendemos que a arte cumpri um outro papel, o de fazer pensar, questionar e agir, longe de ser um elemento puramente estético e contemplativo, o mesmo acontecendo com o design, que antes assumia um outro papel com a linha de pensamento Bauhausiana, onde a arte era aplicada à indústria em que era ditado a frase: “A forma segue a função", hoje em dia poderíamos fazer as seguintes perguntas para debatermos esta afirmação: “Os produtos que hoje nos circundam, os adquirimos pelo simples fato de termos a necessidade de comprá-los?”, ou queremos obter uma nova experiência com eles e suas marcas?. A partir deste ponto de convergência, onde podemos debater o seguinte tema: “Será que o design se apropria em certos momentos do conceito de arte e passa a ser além de simplesmente funcional e também seja contemplativo?” 
Com essas e mais outras perguntas que virão, que este trabalho se mostra com uma inquietude de sabermos a ligação psicológica e a responsabilidade social que temos com a sociedade como artistas e designers, de contribuirmos para formarmos opiniões e de criarmos necessidades.

Produção de um videoclipe de paisagem imersiva, estudo de caso: o voo virtual do Homem de Ferro


Francisco Tupy - aluno especial

Artes Visuais - Processos e procedimentos artísticos
Orientador pleiteado: Pelópidas Cipryano

Palavras-chave: Videoclipe, Paisagem imersiva, Voo Virtual

Esta pesquisa busca estudar os procedimentos para produção de um videoclipe que induza o espectador achar que está dentro de um vídeo interativo ou algo próximo de um jogo. Desta maneira a idéia da pesquisa será:
- realizar uma iconografia do personagem escolhido (Homem de Ferro), de modo que sejam feitas leituras sobre sua sinesia em relação ao público;
- vivenciar os passos necessários desde a produção do referido videoclipe, tais como: roteiro baseado em teorias de interação, softwares de edição, além é claro elaborar uma forma, estrutura ou mesmo instalação que veicule tal clipe em um contexto propício que sirva para atingir o objetivo da imersão.
Tal idéia buscará aplicar o embasamento teórico advindo de questões ligadas ludologia, auteridade, geografia da percepção e questões ligadas a aplicação de suportes a vídeo que possam ampliar a sensação desejada.

O reflexo das ditaduras brasileiras no ensino de Arte no Brasil

Valdirene Marques de Souza – aluna especial 
Artes Visuais: Ensino e Aprendizagem da Arte

Palavras-chave: ensino de arte, políticas públicas, arte educação

O projeto tem como objetivo fazer uma retrospectiva no ensino de Arte no Brasil e sua instrumentalização sob as influências da Era Vargas e do Golpe Militar de 1964.

valmarques2@gmail.com

Maracatu em São Paulo? As permanências e rupturas do Maracatu nas experiências dos grupos paulistanos.

Ângela da Silva Oliveira 
Artes Visuais- Abordagem Histórica e Cultural da Arte 
Orientação – Prof. Dr. Jose Leonardo do Nascimento 

Palavras chave: Maracatu, Cultura Popular, Estética Afro-Descendente. 

Este trabalho busca desenvolver uma pesquisa sobre a cultura popular do Maracatu e os aspectos artísticos que compõem a solenidade dos seus cortejos. A intenção é estudar seu processo histórico-criativo através de apresentações dos Maracatus-Nação também conhecido como Baque-Virado de Recife e como essa manifestação folclórica influencia e se reproduz no cenário artístico paulistano por meio da formação de grupos de maracatu. Assim, tomando o Maracatu enquanto uma expressão poética da arte, pretendemos realizar uma reflexão através da análise estética para compreender como historicamente o Maracatu desenvolveu sua produção artística e como ocorreu a migração dessa cultura popular para São Paulo e sua paulatina inserção no universo artístico paulistano.

ginhasociais@gmail.com

A Representação do Feio na Arte: Um Estudo Sobre as Gravuras de Francisco Goya

Sandra R. Marin de Oliveira 
Artes visuais- Abordagem Histórica e Cultural da Arte 
Orientação – Prof. Dr. Jose Leonardo do Nascimento 

Palavras chave_ representação do feio- arte- Francisco Goya 

As mais diversas formas de manifestação artísticas podem ser consideradas como documentos sociológicos: como relação de reflexo da sociedade e reflexão (arte). Sendo que tanto o reflexo quanto à critica estão imersos na realidade histórica. Neste projeto, pretendo trabalhar com vários conceitos do “feio” , como o feio foi concebido no tempo e no espaço, mediante reflexo da sociedade que assim formulou esse conceito. Muitas vezes o feio era definido em oposição ao belo. Minha questão é o feio em si mesmo, sua desproporcionalidade, suas distorções, suas fragmentações,. Portanto a idéia de feio sempre esteve atrelada ao conceito de belo ao longo da história. Feita essa discussão, pretendo me aprofundar no estudo das gravuras de Francisco Goya, que retratou os horrores da Guerra Napoleônica em suas gravuras, e as pinturas negras, que foram pintadas em muros de sua casa; imagens essas também tenebrosas, com forte visualidade e referências diretas as nossas emoções e temores mais apavorantes. Onde poderá ser observado que a distinção entre o que é considerado feio ou belo é uma tênue linha a ser pensada. 

Samarin01@uol.com.br

Artivismo ecológico: apontamentos para uma ética sistêmica em coletivos artísticos

Alita Mariah Amorim de Souza
Artes Visuais - Processos e procedimentos artísticos
Orientador: Prof. Dr. Milton T. Sogabe

Palavras-chave: Teoria Geral de Sistemas, ética, coletivos artísticos



Este artigo trata de nossa futura dissertação, Artivismo ecológico: apontamentos para uma ética sistêmica em coletivos artísticos. Pretendemos apontar características dessa modalidade nas artes, analisando projetos de coletivos artísticos que visam produzir ambientes e objetos estéticos de modo a provocar em seus receptores outra relação com a natureza, segundo uma ética complexa e uma visão sistêmico-ecocêntrica.


alitamariah@gmail.com

Filosofia, arte e educação uma aproximação necessária?

Bruno Sciuto
Artes Visuais: Ensino e Aprendizagem da Arte 
Orientador: Prof. Dra. Luiza Helena da Silva Christov

Palavras-chave: arte-educação, voluntariado e motivação.

A minha pesquisa é escrever a história de um núcleo de arte-educação e analisar a minha interação com o mesmo. Participei como voluntário do núcleo por oito anos em um projeto chamado “Makiguti em Ação”, no qual desenvolvi varias funções: artista, arte-educador e coordenador. Um dos objetivos é investigar como que a participação em um grupo desta natureza afeta a vida de seus integrantes, do que diz respeito ao ensino e aprendizagem da arte. Eu entrei no projeto como artista (percussionista e ator) e acabei sendo estimulado a voltar a estudar. Acredito que outros voluntários também foram afetados/transformados durante a permanência no núcleo. O núcleo de arte-educação realiza oficinas de música, teatro, artes visuais e expressão corporal para professores das escolas públicas de São Paulo. Este núcleo faz parte da Coordenadoria Educacional da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, uma associação religiosa que segue os princípios do Budismo de Nitiren Daishonin que tem como objetivos a paz, a cultura e a educação.

brunosciuto@yahoo.com.br

Estética do Gosto - A Poética Escultórica na Gastronomia

Tatiana Lunardelli 
Artes Visuais - Processos e procedimentos artísticos
Orientadora - Professora Drª. Geralda Mendes F. S. Dalglish 



Palavras-chave: Estética; Gastronomia; Arte 

Este trabalho tem por objetivo analisar a gastronomia como uma obra de arte, como um campo da estética, utilizando-se para isso de pratos desenvolvidos por alguns chefs de cozinha. Baseado na idéia de que Beleza não é uma propriedade do objeto, mas sim uma construção do espírito do observador – ou degustador – o fato estético fundamental para a experiência estética é a experiência pessoal de cada um. Ao contrário do que afirmam alguns autores onde não importa mais a obra – ou o prato – mas sim o que a pessoa experimenta dentro de si provando cada ingrediente, será defendido que toda experiência sensorial tem importância e que esta só é possível a partir da obra em si. Indicar, por fim, o trabalho dos Chefs, nosso objeto de estudo, com apresentação de cada um dos pratos com riqueza de detalhes, abrangendo cor, forma, textura e sensações. 

tatilunardelli@terra.com.br

Condições do Teatral: performance e espaço

Marcus Wesley Guimarães Rosa 
Artes Cênicas – Teoria, prática, história e ensino das Artes Cênicas 
Orientadora: Profª Drª Marianna Francisca Monteiro 

Palavras-chave: Performance, Espaço 

O artigo aborda questões relativas à cena teatral na sua proximidade com a performance. Tratando deste ‘teatro performático’, ao seguir J. Feral, concentra-se nas condições de possibilidade do fenômeno teatral, nas fronteiras entre estético e não-estético. Postula-se, por um lado, certa promiscuidade entre esses campos, por outro, um acento na sua descontinuidade irredutível. Nesse entrecho, será dado enfoque para questões acerca da espacialidade constitutiva da cena performática. Para tal, será abordada a montagem pela Cia. Elevador Panorâmico da peça A hora em que não sabíamos nada um dos outros, a partir de texto de Peter Handke.

mmwesley@hotmail.com

O pensamento vivo de Mario de Andrade: dos Parques Infantis aos CEU’s da cidade de São Paulo

Susete Rodrigues da Silva 
Artes Visuais: Ensino e Aprendizagem da Arte 
Orientador: Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho 

Palavras-chave: educação popular, pluralidade cultural, Parque Infantil, CEU's 

Essa pesquisa refere-se ao estudo do pensamento vivo de Mario de Andrade presente nos Centros de Educação Unificados da cidade de São Paulo. Pretende-se investigar as influências que os CEUs tiveram do ideário modernista e das concepções políticas e culturais adotadas por Mario em sua gestão, no Departamento de Educação e Cultura, no final da década de trinta na cidade de São Paulo. Através desta pesquisa, pretendemos estabelecer um paralelo entre os Parques Infantis e os Centros de Educação Unificados, teceremos um painel das relações, afinidades e semelhanças. Serão analisados os CEUs, em especial o CEU Aricanduva, por fazer parte da minha história como artista-educadora e gestora de políticas públicas. Estaremos analisando os projetos e programas desenvolvidos nos CEUs, a participação popular, as ações e conteúdos significativos que valorizam a identidade, as artes e as culturas populares, a apropriação dos bens culturais, as produções culturais e vivências artísticas e a descontinuidade ocorrida a partir de 2005. Os Parques Infantis serão estudados como fonte de pesquisa para a investigação das políticas culturais e educativas adotadas em sua época, da cultura da infância e das manifestações culturais vivenciadas, que permanecem vivas e latentes em nossa sociedade. A relação de apropriação dos bens culturais, por meio da democratização e acesso criados por Mario de Andrade através de políticas públicas de Educação e Cultura. 

suseterodriguesaraujo@gmail.com

Interações Audiovisuais da Obra Artística Publicitária de Zé Rodrix para TV e Cinema nos Anos 90

Rogerio dos Santos Ota
Artes Visuais - Processos e Procedimentos Artísticos
Orientador: Prof. Dr. Pelópidas Cypriano de Oliveira

Palavras-chave: Publicidade, Zé Rodrix, Jingle

Estudo dos processos da produção artístico-publicitária audiovisual brasileira, focada na região de São Paulo e na produção de Zé Rodrix. Este estudo terá como base a produção do artista na década de 90, não deixando, porém, de buscar referências em outros artistas e/ou períodos, se assim for necessário. A pesquisa procurará analisar o processo de composição da trilha sonora na publicidade, buscando referências no histórico do mercado publicitário sempre que possível e necessário e compreender eventuais anacronismos, sincronias ou dessincronias audiovisuais, cometidas intencionalmente ou não durante este processo criativo. Além disso, caso hajam elementos distintos, procurarei classificar suas obras, cronologicamente ou por características harmônicas, rítmicas e/ou melódicas.

rogerio_ota@uol.com.br

O dado documental nas práticas artísticas dos coletivos de arte ‘Arte/Ação’ e ‘3nós3’

Maria Adelaide N. Pontes
Artes Visuais – Processos e Procedimentos Artísticos
Orientador: Prof. Dr. Sergio Romagnolo

Palavras-chave: documentação, apropriação, intervenção

Considerando o traço documental presente nas experimentações artísticas, acentuado com o movimento conceitual a partir dos anos 60, a pesquisa pretende analisar a fronteira e o hibridismo entre documento e obra nos processos artísticos contemporâneos, com ênfase na documentação fotográfica, e a assimilação desses registros por instituições culturais, a partir de um estudo de casos de dois coletivos de arte atuantes na década de 1970, em São Paulo.

a_delaidepontes@yahoo.com.br

Meninas, espelhos e fotografias : o edulcore da aparência na Internet

Fernanda Perroni
Artes Visuais - Processos e Procedimentos Artísticos
Orientador: Professor Dr. Luiz G. Monforte

Palavras chaves: fotografias – adolescentes - internet

Nos sites de relacionamento da Internet, como o Orkut, são constantes e repetitivas as fotografias postadas por adolescentes paulistanas trajadas de acordo com a moda vigente diante do espelho. Imagens que são editadas e postadas em suas páginas pessoais: os chamados perfis. No Orkut, o usuário cria um perfil, sua identidade virtual, que permite conexão e troca de informações com outros perfis. São inúmeros os auto-retratos fotográficos que compõem cada um desses perfis. Esses auto-retratos são registros fotográficos de imagens especulares, produzidos de forma automatizada com câmeras digitais compactas. Esses perfis virtuais, enquanto vivência de um personagem de ficção, permitem dentro de um convívio social virtual, o desenvolvimento de uma linguagem imagética que coloca as adolescentes como autoras de sua própria ficção. Através dessas imagens, sinalizam como elas se percebem, como elas querem ser percebidas pelo mundo virtual e como elas significam e codificam suas mensagens. Essa experiência do ver e ser visto no mundo virtual suscita a questão do duplo: o eu e o outro e todos os possíveis desdobramentos do ser ou não ser . Desde o espelho como metáfora da alma de Platão, passando pelo mito do Narciso até os dias de hoje com “ O Homem Duplicado” de José Saramago (2002). Tais obras trazem personagens com caráter ambíguo com uma imagem multifacetada. A relevância da pesquisa está no volume excessivo de fotografias produzidas e postadas por adolescentes do sexo feminino da mesma faixa etária (de 13 à 18 anos) e os inúmeros elementos recorrentes nessas imagens que indicam uma série de características dessa geração. O objetivo dessa pesquisa é uma análise antropológica desenvolvida à parte da leitura semiótica de algumas dessas imagens, considerando a popularização dos meios tecnológicos: a fotografia e o telefone. Tal como seu contexto histórico, social e econômico no Brasil, até a câmera fotográfica como integrante do aparelho celular (enquanto telefonia móvel). Essas imagens são ainda registro de imagens especulares e uma forma de expressão da feminilidade dessas adolescentes: assuntos que também serão abordados no trabalho.

e-mail: feperroni@hotmail.com

Dramaturgia da Anamnese - Modos de Representação


André Ramalho Castelani 
Linha de pesquisa: teoria, prática, história e ensino das artes cênicas
Prof. Dr. José Manuel Lazaro De Ortecho Ramirez

Palavras-chave: dramaturgia-psicanálise-encenação

O projeto em questão tem como enfoque principal a identificação, na cena contemporânea, da dramaturgia que dispõe seus elementos constitutivos a favor da evocação do inconsciente de suas personagens. Partimos da hipótese de que o inconsciente em cena necessita de recursos dramatúrgicos que o sustentem no momento mesmo de sua expressão, tais recursos textuais e materiais são também observados e analisados para que se chegue na compreensão das forças propulsoras das categorias psicanalíticas em cena, entre elas a anamnese e a atenção flutuante. 

arramcas@globo.com

A Importância da Arte na Educação Básica: Um Estudo das Políticas Públicas

Virgínia Vieira Marcondes
Artes Visuais: Ensino e Aprendizagem da Arte
Orientador: Porfº Dr. João Cardoso Palma Filho

Palavras chave: Políticas Públicas - Parâmetros Curriculares - Proposta Curricular

A pesquisa estuda a política pública educacional em relação à arte na Educação Básica. Analisa a legislação que disciplina sobre o componente curricular de arte, com a intenção de inferir os valores atribuídos e as respectivas contextualizações sócio - histórica, política, econômica e cultural, além da análise dos Parâmetros Curriculares e da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, vez que tem despertado profunda discussão entre os Arte-Educadores. Serão considerados dados da avaliação do Estado e entrevistas com professores e técnicos educacionais, para estabelecer correspondência da importância dada a alguns componentes curriculares e arte.

virginiamarcondes@gmail.com