Um “Saber” e um ”Fazer” Na Dança-Afro Comtemporânea: Investigando a Concepção de um Corpo em Movimento

Fernando Marques Camargo Ferraz
Teoria, Prática, História e Ensino das Artes Cênicas
Orientadora: Profª Drª Marianna F. Martins Monteiro
 
Palavras-chave: Dança-Afro Contemporânea em São Paulo, processos de criação, atuação profissional

Este projeto visa esboçar elementos que possam contribuir à análise dos processos de composição da Dança Contemporânea e estudo das práticas interpretativas, com influência das chamadas danças afro-brasileiras. Analisar como coreógrafos e intérprete-criadores que se identificam com esta linguagem, atuantes na cidade de São Paulo, compreendem suas práticas e elaboram suas dramaturgias. A pesquisa deseja verificar suas perspectivas sobre os processos de criação, colocando estes criadores como interlocutores, relacionando criticamente seus entendimentos quanto à formulação de matrizes corporais de treinamento e estruturação do movimento neste estilo, bem como, compreender como estas concepções dialogam com suas formações artísticas e as estratégias de atuação profissional compartilhadas.
 
fernandoferraz@hotmail.com

O Ensino da Arte no Ensino Fundamental: A Arte Pública como Recurso Educativo

Ana Christina Hebe Lima Oseki
Artes Visuais: Ensino e Aprendizagem da Arte
Orientador: Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho

Palavras chave: Arte Pública, Arte Educação, Experiência Estética

O mote da minha pesquisa é compreender a inter-relação entre a arte pública, o não-lugar e o transeunte e discutir a existência ou não da correlação com a arte educação, por meio de levantamento bibliográfico aliado a um estudo empírico. Tratando-se de um campo bastante amplo faço um recorte e foco o meu interesse no transeunte em relação a três obras de arte presentes no metrô da cidade de São Paulo: Epopéia Paulista da artista plástica Maria Bonomi instalada da estação Luz (linha azul); Momento antropofágico com Oswald de Andrade do artista plástico Antonio Peticov, colocado na estação República (Linha laranja) e Passagens da artista plástica Ilka Lemos presente na estação Alto do Ipiranga (linha verde).

christinaoseki@gmail.com

EMEF DES. AMORIM LIMA – Um Estudo Sobre as Transformações na Escola nos Últimos Anos

Marose Leila e Silva
Artes Cênicas: Teoria, Prática, História e Ensino
Orientadora: Profª Drª Carminda Mendes André

Palavras-Chave: Arquitetura Escolar, Arte-Educação, EMEF Des. Amorim Lima

O presente trabalho analisa as transformações físicas e educacionais na EMEF Des. Amorim Lima nos últimos cinco anos. A escola, localizada no bairro do Butantã em São Paulo, inspirou-se inicialmente na experiência portuguesa “Fazendo a Ponte”. A escola iniciou em 2005, juntamente com a comunidade local, um processo de revisão de toda sua estrutura com o objetivo de oferecer aos seus estudantes uma escola pública mais pública e de qualidade. Dentre as transformações na escola, a ampliação do espaço à arte e a cultura marcam os princípios fundantes da sua proposta. Fazem parte de seu currículo oficinas de música, capoeira, cultura corporal, artes plásticas, teatro, artesanato. Outras mudanças significativas foram, sem dúvida, o rompimento da divisão por série, assim como também a separação em agrupamentos por salas. Diante da necessidade urgente de melhorar a qualidade do ensino público no Brasil, investigaremos nessa pesquisa como as mudanças na EMEF Des. Amorim Lima têm repercutido na formação de seus estudantes. A experiência inovadora na rede pública paulista tem favorecido a experiência estética dos estudantes? Como tem sido a atuação da comunidade no novo projeto educacional? A mudança na estrutura física da escola, como a quebra de paredes e de grades, tem correspondido às mudanças educacionais esperadas?
 
 

Identidade e Território Como Norte do Processo de Criação Teatral de Rua: Buraco d`Oráculo e Pombas Urbanas nos limites da zona leste de São Paulo

Adailtom Alves Teixeira - Diretor e ator do Buraco d`Oráculo
Artes Cênicas: Teoria, Prática, História e Ensino
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Luiz Mate

Palavras-chave: Identidade e território; teatro de rua; Buraco d`Oráculo e Pombas Urbanas

A pesquisa tem por objetivo identificar nas criações feitas para a rua por dois coletivos paulistanos, Buraco d`Oráculo e Pombas Urbanas, como a identidade (sentimento de pertencimento a um grupo ou lugar) e o território (o espaço transformado em lugar) influenciam ou adentram seus espetáculos. Ambos os grupos estão sediados na parte leste da cidade de São Paulo, local habitado, sobretudo, por trabalhadores migrantes ou descendentes destes. Uma característica comum a ambos os grupos é criarem seus espetáculos partindo da observação da realidade na qual estão inseridos. Trataremos de dois espetáculos, Mingau de Concreto (Pombas Urbanas) e O Cuscuz Fedegoso (Buraco d`Oráculo), de forma a tornar claro a relação já aludida.

adailton_alves@terra.com.br

Se Expressando: Uma Interface Entre o Ensino Das Artes Visuais e a Música

Luciana Calegari Santos Lima  
Ensino e Aprendizagem da Arte
Orientador: Prof° Dr.João Cardoso Palma Filho
Palavras chave: Arte educação, Interdisciplinaridade e Musicalidade.

O artigo traz o relato de pesquisa em andamento na linha: Ensino e Aprendizagem em Arte. Com uma experiência musical, perpassada por anos de estudos no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli, apesar de graduada em artes visuais, sempre trabalhei em minhas aulas com canções de própria autoria para ensinar arte às crianças de educação infantil e do ensino fundamental nas séries iniciais. Com o acompanhamento do violão e melodias tocadas em flauta doce, em minha prática pedagógica exerço um papel interdisciplinar que é singular. Estimulo um fazer artístico que é próprio de minha experiência de vida. A maneira de agir e pensar metodologicamente bem como a maneira de educar que cada professor traz em seu cotidiano escolar tem a marca de suas experiências de vida. No caso, a música sempre foi um meio de comunicação e estímulo familiar e de maneira intuitiva as canções foram entrando no fazer artístico em sala de aula. Nos propomos a compreender qual a relevância da experiência de vida do arte educador e o quanto ela influencia em sua prática pedagógica. Além disso, investigar qual a importância do Fazer Musical incorporado no Fazer Artístico para a aprendizagem em arte e o quanto a Linguagem Musical ajuda no processo de cognição da Linguagem Visual.

lucianacalegari5@hotmail.com

Aspectos da ausência na arte contemporânea

Adriana Honorato Gonçalves
Artes Visuais - Processos e Procedimentos Artísticos
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Romagnolo

Palavras-chave: ausência, sagrado, feminino

Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre certas ausências, na maioria subjetivas - como aquela utilizada pela psicanálise para designar o humano como um ser faltante, ou ainda a ausência de Deus levantada por Nietzsche no século XIX. Além da pesquisa bibliográfica, inicia-se também uma pesquisa plástica a respeito do tema proposto. O objetivo é entender a ausência e sua relação com questões como O Feminino, O Sagrado e A Arte. Cada uma destas poéticas terá seu desenvolvimento focado no tema norteador deste estudo e um trabalho plástico correspondente ao tópico em discussão. 

adrihono@gmail.com

Colagem Como Meio Expressivo

Juliana Ferreira Bernardo
Artes Visuais - Processos e Procedimentos Artísticos
Orientador: Prof. Dr. Luiz Guimarães Monforte

Palavras-chave: colagem, fotomontagem, memória

Esta pesquisa terá como ponto de partida a reação entre colagem e memória, usando como exemplo a construção narrativa de Em busca do tempo perdido, obra de Marcel Proust. Posteriormente, pretende-se abordar a ocorrência da colagem em fotografia de duas formas: química (processos artesanais de impressão fotográfica) e física (fotomontagens a partir de imagens previamente existentes). Para isso, serão investigadas diferenças entre colagem, montagem e bricolagem, bem como relações de similaridade e continuidade nas imagens selecionadas. A pesquisa busca ainda entender a colagem como escolha estética contemporânea, investigando seu uso pelos artistas atuais.

juliana.fb@gmail.com

Cinema e Memória: Anna dos 6 aos 18

Larissa Tannus Gallep
Artes Visuais - Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte
Orientador Prof. Dr. José Leonardo do Nascimento

Palavras-chave: Documentário-Imagens-Nikita Mikhalkov

Com minha pesquisa pretendo fazer uma investigação do filme/documentário russo Anna dos 6 aos 18 e como ele expõe os momento históricos do fim dos anos 1980 e começo dos 1990, com a queda da União Soviética e o surgimento da Perestroika. Pretendo apresentar uma análise de como esta obra, enquanto objeto de arte e documento histórico, se relaciona com as transformações e o discurso oficial do final da URSS. Podem ser analisadas as diferentes formas de articulação entre os elementos verbais (diálogos e narrações em off), sonoros (trilhas musicais e ruídos), mas principalmente os elementos estético-visuais (signos, tipos de planos, movimentos de câmera e composições cênicas). Serão assim analisadas as imagens escolhidas pelo diretor Nikita Mikhalkov que contam este período da história russa.

A Vocação Construtiva na Arte Sul-Americana: Os Kinéticos Venezuelanos e Concretistas Paulistas

Paula Carolina Neubauer
Artes Visuais – Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte
Orientador: Prof. Dr. Percival Tirapeli

Palavras chave: Construtiva – Kineticos – Concretos

A pesquisa propõe um estudo e identificação das influências construtivas européias na segunda metade do século XX, que acabaram por definir em grande parte as práticas artísticas sul-americanas mais influentes dos anos 50 e 60. Tanto os Kinéticos venezuelanos, como os Concretistas paulistas apresentam uma estreita relação com as práticas construtivistas difundidas pela escola Bauhaus, e seus professores e discípulos.

pcneubauer@yahoo.com

A Arte/Educação no tratamento em Saúde Mental: experiência estética e laço social

Paula Carpinetti Aversa
Artes Visuais – Ensino e aprendizagem da arte
Orientadora: Profa. Dra. Rejane Galvão Coutinho


Palavras-chaves: arte-educação, artes visuais, loucura

A pesquisa pretende discutir como as concepções da Arte/Educação foram tecidas no campo da Reforma Psiquiátrica, buscando realizar um histórico das aproximações entre arte, clínica e loucura no contexto brasileiro, utilizando os métodos cartográfico e arqueológico. A idéia é refletir sobre o lugar da Arte/Educação no tratamento em Saúde Mental, acompanhando como são pensados e organizados os conteúdos relativos às artes visuais que são oferecidos em oficinas ou ateliês expressivos/artísticos em instituições de tratamento ou em outros espaços destinados também à acolhida da loucura, com a finalidade de precisar e analisar quais concepções de Arte/Educação embasam essas atividades e como estas influenciam no tratamento da loucura, potencializando os processos criativos e o próprio tratamento de seus participantes.


p_aversa@hotmail.com

O Teatro de Tadashi Suzuki: aproximando opostos na busca pela auto-expressão do ator

Patrícia Lima Castilho
Artes Cênicas - Teoria, Prática, História e Ensino
Orientador: Prof. Dr. Wagner Francisco Araujo Cintra

Palavras-chave: Tadashi Suzuki, Ator, Teatro Japonês.

A proposta da pesquisa é promover uma reflexão acerca do encenador japonês Tadashi Suzuki (Japão, 1939 - ) no que diz respeito a sua contribuição para a arte do teatro e, mais especificamente, à questão da expressividade do ator. Suzuki parte da idéia da atuação como a auto-expressão da consciência do ator numa investigação constante acerca da condição humana. Este trabalho pretende averiguar o papel do ator e a sua articulação com os demais elementos da poética cênica daquele que é considerado um dos maiores pensadores do teatro e da atuação na contemporaneidade.

pcastilho04@yahoo.com.br

Arte Tumular em São Paulo: O profano e o sacro visto pelos escultores italianos

Viviane Comunale – aluna especial 
Artes Visuais – Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte

Palavras-chave: Arte tumular. Escultores Italianos. 




Esta pesquisa tem como objetivo analisar o surgimento da Arte Tumular em São Paulo a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos escultores italianos e as respectivas marmorarias. A pesquisa também levanta questões importantes como o comportamento da sociedade paulista frente ao surgimento dos cemitérios extramuros e o surgimento de artistas que desafiavam essa sociedade criando as primeiras obras profanas dentro dos cemitérios.


vcomunale@ig.com.br