O Cinza e a Carne: Registro Imagético/Poético da Presença Humana na Arquitetura de Um Conjunto Habitacional Moderno

Gina Dinucci
Artes Visuais - Abordagens teóricas, históricas e culturais da arte.
Orientador: Prof. Dr. Omar Khouri

Palavras-chave: Fotografia. Arquitetura. Cecap



 Este projeto tem como finalidade produzir um ensaio fotográfico que revele de forma poética o resultado das relações entre o Parque Cecap (Conjunto Zezinho Magalhães Prado), localizado em Guarulhos - SP, o e seus habitantes, além de convidá-los a fotografar o conjunto a partir de temas futuramente determinados. A proposta tem o intuito de demonstrar um olhar artístico, que estará envolvido em um contexto muito específico do ato fotográfico e o olhar do objeto de estudo do artista, diretamente afetado pela arquitetura do lugar. Dessa maneira, pretende-se realizar um diálogo entre artista/obra, moradores e espaço, por intermédio da produção das imagens, a fim de trazer possibilidades de construções que afetem de maneira positiva o processo dinâmico: ser/viver/morar/criar. Espera-se que o resultado traga um conteúdo aberto a múltiplas interpretações, que permitam uma associação entre historicidade e criação artística e demonstre a complexidade existente na paisagem do conjunto e em suas relações humanas. 

Avaliação da mediação – Ponderações das ações educativas em três focos

Júlia Rocha Pinto
Artes Visuais – Ensino e aprendizagem da arte
Orientadora: Prof. Dra. Rejane Galvão Coutinho

Palavras-chave: ensino de arte, mediação, avaliação

A pesquisa investigará as formas de avaliação que são realizadas ou não sobre as ações educativas de diferentes espaços expositivos de arte na cidade de São Paulo. Desta forma, o problema a ser investigado baseia-se na reflexão sobre a existência e a coerência dos métodos avaliativos adotados por museus de arte e centros culturais para suas práticas educacionais. Serão analisadas três perspectivas de avaliação possíveis: com os mediadores dos museus, com os professores responsáveis pelos grupos e com os estudantes. Acredita-se que o estudo avaliativo sobre estes três focos cerca um campo de análise dos membros componentes das mediações recorrentes nos espaços expositivos.

jujuliarp@hotmail.com

O ensino-aprendizagem da arte na escola de periferia de São Bernardo do Campo

Ana Lúcia Fernandes Falkenburg
Artes Educação – Ensino-aprendizagem da arte
Orientador: Professor Drº. João Cardoso Palma Filho

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem – Arte – Cultura

Segundo a teoria histórico-cultural de Vygotsky (1991), o indivíduo internaliza processos significativos, construídos socialmente por meio de experiências e comportamentos no meio social e cultural. Dada a constatação de que a escola deve ser mediadora nesse processo, com este projeto de pesquisa pretende-se investigar em que medida o currículo de artes implementado na Educação Infantil, tanto em seu processo quanto em seus resultados, tem possibilitado essa construção, promovendo o diálogo com o que existe de arte para além dos muros escolares, considerando as especificidades da periferia.
 
anafernandesfalk@gmail.com

O Projeto Machadianas

Luiz Eduardo Frin
Artes Cênicas: Teoria, prática, história e ensino
Orientadora: Profa. Dra. Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira

Palavras-chave: a narrativa; teatro contemporâneo, Machadianas, Ágora Teatro.

O projeto Machadianas do Ágora Teatro investigou as possibilidades do teatro narrativo na comunicação com a platéia contemporânea a partir da obra de Machado de Assis. Neste trabalho procura-se, respaldado por trabalhos de autores como Walter Benjamin, Luiz Alberto de Abreu, Yves Stalloni, Jean-François Lyotard, Hans-Thies Lehmann, Jean Pierre Sarrazac, entre outros, fazer uma análise preliminar de alguns resultados práticos do projeto. Essa análise investigará a utilização da narrativa em cena na fundamentação de um fazer teatral com características contemporâneas ligadas a uma concepção pós-dramática da encenação, que privilegia fatores como a fragmentação do sujeito e do objeto, a utilização de tempos e de espaços simbólicos e a formalização cênica, entre outros.

 edufrin@uol.com.br

Processos e Procedimentos no Atelier-Laboratório do Artista-Cineasta

Célio Martins da Matta
Artes Visuais - Processos e Procedimentos Artísticos
Orientador: Professor Dr. Pelópidas Cypriano de Oliveira

Palavras-chave: Design, Artes Visuais, Laboratório, Artista, Cineasta



A pesquisa visa demonstrar a importância de um ambiente no qual o artista pesquisador possa fazer experimentações e, pela via mais empírica, possa chegar a conclusões de algum ou pensamento ou sentimento a que ele esteja procurando, sentindo ou analisando. Parte-se do pensamento de que seria necessário um ambiente onde o artista pudesse trabalhar seus conceitos criativos de artes visuais em duas e três dimensões para utilização de artes em cinema e captura das imagens tanto cinéticas como estáticas. Dando ênfase nos processos e procedimentos aplicados. Elaboração, aplicação e avaliação de protótipos (artefatos) para captura de imagens, ou seja, desenvolvimento de uma coleção de artefatos que possibilitem a captura de imagens estáticas e cinéticas.

zcelio@ig.com.br

Cultura material cerâmica do grupo Suruí, Rondônia: continuidade e/ou mudança cultural de 1970-2010

Jean-Jacques Armand Vidal
Artes Visuais - Processos e procedimentos artísticos
Orientador: Professora Drª. Geralda Mendes F. S. Dalglish
Área de pesquisa: Região do rio branco, Terra indígena dos Suruí, município de Cacoal estado de Rondônia.

Palavras-chave: Cultura material – Cerâmica Suruí – Continuidade e/ou mudança cultural


Este projeto propõe fazer uma pesquisa de campo a respeito da cultura material Suruí mais especificamente o da cerâmica, através de levantamento etnográfico e registro dos procedimentos utilizados por este grupo para fazer suas peças, procurando verificar os processos de localização da matéria-prima, extração do material, possíveis temperos agregados a argila, técnicas de modelagem e queima e verificar possíveis relações dos vasilhames com os mitos Suruí e sua função utilitária e/ou ritualística. Além disto propõe também documentar e recolher peças cerâmicas contemporâneas para comparar a produção atual com a dos últimos trinta anos do século XX de modo a verificar a continuidade e ou mudança cultural; em termos de morfologia, volume, acabamento de superfície, detectar possiveis relações existentes entre as formas dos vasilhames cerâmicos com os mitos Surui e observar se fatos históricos como os contatos com a sociedade nacional influíram ou alteraram a produção cerâmica em relação aos processos de manufatura, implementos utilizados, morfologia e técnicas empregadas. A proposta de pesquisa de campo acima referida em uma primeira etapa junto às índias Suruí que vivem na aldeia da linha 14 próximo ao municipio de Cacoal Rondônia, realizada em Julho de 2010, procurou detectar a cadeia operatória da produção cerâmica, com a finalidade de evidenciar a continuidade e ou mudança cultural em termos de produção, ensino, aprendizagem, funções sociais e comercio. Também será realizado um estudo em 40 peças cerâmicas Suruí dos anos 70 e 80 do século XX de dois colecionadores particulares brasileiros, José Mindlin e Betty Mindlin com a finalidade de verificar a continuidade e /ou mudança cultural em termos morfológicos e técnicotipológicos.

e.jacvi@yahoo.com.br

Um Recorte da Obra de Portinari: A Percepção da Forma Humana por Meio das Imagens dos Trabalhadores Rurais do Café

Hebe de Camargo Bernardo 
Artes Visuais - Abordagens teóricas, históricas e culturais da arte.
Orientador: Prof. Dr. Percival Tirapeli.

Palavras-chave: Arte. Gestalt.Trabalhadores rurais do café.

 
Com este projeto de pesquisa  pretendo contribuir para a leitura do objeto artístico a partir da Arte e Psicologia, elaborando conteúdos que possibilitem o desenvolvimento perceptual humano, no sentido de estabelecer uma relação entre os trabalhadores retratados nas obras de Portinari no período de (1934 - 1935) e compreender como as imagens dos trabalhadores rurais do café implicam em sentidos, sensações e percepções  nesse recorte da obra do pintor. Desta forma traçar uma trajetória da repercussão cultural da obra de Portinari em Brodósqui, utilizando a teoria da Gestalt na interpretação da   percepção da forma humana por meio das imagens dos trabalhadores rurais do café. Um outro critério que justifica esta pesquisa é investigar se a partir da percepção visual artística, se o artista favorece com a sua obra a ampliação da consciência social do seu fruidor em termos históricos e culturais. 

prof.hebe@hotmail.com

Arte Sacra - do Arraial do Tejuco à Mogi das Cruzes

Danielle Manoel dos Santos Pereira
Artes Visuais -  Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte
Orientador: Percival Tirapeli

PALAVRAS-CHAVE: Diamantina – Mogi das Cruzes – Pinturas Ilusionistas.

A cidade de Diamantina (MG), situada ao norte das Minas Gerais, viveu seu momento de luxo e poderio durante o ciclo do Diamante - Século XVIII – período no qual floresceu e, foram erguidas as mais belas jóias do Arraial do Tejuco, as Igrejas coloniais; construções pertencentes ao estilo barroco/rococó, tais edificações possuem expressividade incríveis, sobretudo nas pinturas ilusionistas existentes no teto de cada uma dessas edificações. Saindo de Diamantina e refazendo a rota dos bandeirantes encontraremos durante o caminho na cidade de Mogi das Cruzes, no estado São Paulo a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, que nos inquieta, tamanha a semelhança da pintura ilusionista que lá existe com as da cidade de Diamantina. Partindo dessa similaridade, a presente pesquisa tem por objetivo principal averiguar se houve influência da escola de pintura de Diamantina sobre o pintor que executou a obra da Igreja Mogiana.

daniellemspereira@yahoo.com.br

Dramaturgia do ator: os processos de criação na Fondazione Pontedera Teatro - Uma análise na busca pelo ator criador, a partir dos pressupostos enraizados por Jerzy Grotowski em Pontedera.

Letícia Maciel Leonardi Atriz do Coletivo Cênico Joanas Incendeiam e pesquisadora do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas coordenado pela professora Dra. Marianna Monteiro.
Artes Cênicas - Estética e poéticas cênicas 
Orientador: José Manuel Lázaro de Ortecho Ramírez

Palavras-chave: Dramaturgia do ator, Jerzy Grotowski, Fondazione Pontedera Teatro.


O projeto prevê a análise do processo criativo do ator na Fondazione Pontedera Teatro, Itália, hoje e ao longo de sua história. Como processo criativo entende-se a dramaturgia viva elaborada pelo ator em um processo de montagem que o compreenda como criador e, portanto também produtor de uma dramaturgia. Ao longo da primeira etapa, estabeleceremos um panorama sobre a história teatral da cidade toscana, perpassando a busca por um sentido mítico sagrado no teatro no século XX e o ideal de um novo ator. Na segunda etapa, analisaremos a figura do ator dramaturgo deste contexto. Este estudo gerará uma linha histórica da construção processual de trabalho de dramaturgia do ator da Fundação Pontedera Teatro de 1986 a 2009.Discutiremos ainda, a influência de Jerzy Grotowski que também em 1986 a convite do Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatral, atual Fondazione Pontedera Teatro, transfere-se para a cidade criando junto a Thomaz Richards o Workcenter di Pontedera.

letícia_leonardi @hotmail.com