Dramaturgia do ator: os processos de criação na Fondazione Pontedera Teatro - Uma análise na busca pelo ator criador, a partir dos pressupostos enraizados por Jerzy Grotowski em Pontedera.

Letícia Maciel Leonardi Atriz do Coletivo Cênico Joanas Incendeiam e pesquisadora do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas coordenado pela professora Dra. Marianna Monteiro.
Artes Cênicas - Estética e poéticas cênicas 
Orientador: José Manuel Lázaro de Ortecho Ramírez

Palavras-chave: Dramaturgia do ator, Jerzy Grotowski, Fondazione Pontedera Teatro.


O projeto prevê a análise do processo criativo do ator na Fondazione Pontedera Teatro, Itália, hoje e ao longo de sua história. Como processo criativo entende-se a dramaturgia viva elaborada pelo ator em um processo de montagem que o compreenda como criador e, portanto também produtor de uma dramaturgia. Ao longo da primeira etapa, estabeleceremos um panorama sobre a história teatral da cidade toscana, perpassando a busca por um sentido mítico sagrado no teatro no século XX e o ideal de um novo ator. Na segunda etapa, analisaremos a figura do ator dramaturgo deste contexto. Este estudo gerará uma linha histórica da construção processual de trabalho de dramaturgia do ator da Fundação Pontedera Teatro de 1986 a 2009.Discutiremos ainda, a influência de Jerzy Grotowski que também em 1986 a convite do Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatral, atual Fondazione Pontedera Teatro, transfere-se para a cidade criando junto a Thomaz Richards o Workcenter di Pontedera.

letícia_leonardi @hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário