EMEF DES. AMORIM LIMA – Um Estudo Sobre as Transformações na Escola nos Últimos Anos

Marose Leila e Silva
Artes Cênicas: Teoria, Prática, História e Ensino
Orientadora: Profª Drª Carminda Mendes André

Palavras-Chave: Arquitetura Escolar, Arte-Educação, EMEF Des. Amorim Lima

O presente trabalho analisa as transformações físicas e educacionais na EMEF Des. Amorim Lima nos últimos cinco anos. A escola, localizada no bairro do Butantã em São Paulo, inspirou-se inicialmente na experiência portuguesa “Fazendo a Ponte”. A escola iniciou em 2005, juntamente com a comunidade local, um processo de revisão de toda sua estrutura com o objetivo de oferecer aos seus estudantes uma escola pública mais pública e de qualidade. Dentre as transformações na escola, a ampliação do espaço à arte e a cultura marcam os princípios fundantes da sua proposta. Fazem parte de seu currículo oficinas de música, capoeira, cultura corporal, artes plásticas, teatro, artesanato. Outras mudanças significativas foram, sem dúvida, o rompimento da divisão por série, assim como também a separação em agrupamentos por salas. Diante da necessidade urgente de melhorar a qualidade do ensino público no Brasil, investigaremos nessa pesquisa como as mudanças na EMEF Des. Amorim Lima têm repercutido na formação de seus estudantes. A experiência inovadora na rede pública paulista tem favorecido a experiência estética dos estudantes? Como tem sido a atuação da comunidade no novo projeto educacional? A mudança na estrutura física da escola, como a quebra de paredes e de grades, tem correspondido às mudanças educacionais esperadas?
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário