Se Expressando: Uma Interface Entre o Ensino Das Artes Visuais e a Música

Luciana Calegari Santos Lima  
Ensino e Aprendizagem da Arte
Orientador: Prof° Dr.João Cardoso Palma Filho
Palavras chave: Arte educação, Interdisciplinaridade e Musicalidade.

O artigo traz o relato de pesquisa em andamento na linha: Ensino e Aprendizagem em Arte. Com uma experiência musical, perpassada por anos de estudos no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli, apesar de graduada em artes visuais, sempre trabalhei em minhas aulas com canções de própria autoria para ensinar arte às crianças de educação infantil e do ensino fundamental nas séries iniciais. Com o acompanhamento do violão e melodias tocadas em flauta doce, em minha prática pedagógica exerço um papel interdisciplinar que é singular. Estimulo um fazer artístico que é próprio de minha experiência de vida. A maneira de agir e pensar metodologicamente bem como a maneira de educar que cada professor traz em seu cotidiano escolar tem a marca de suas experiências de vida. No caso, a música sempre foi um meio de comunicação e estímulo familiar e de maneira intuitiva as canções foram entrando no fazer artístico em sala de aula. Nos propomos a compreender qual a relevância da experiência de vida do arte educador e o quanto ela influencia em sua prática pedagógica. Além disso, investigar qual a importância do Fazer Musical incorporado no Fazer Artístico para a aprendizagem em arte e o quanto a Linguagem Musical ajuda no processo de cognição da Linguagem Visual.

lucianacalegari5@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário