O pensamento vivo de Mario de Andrade: dos Parques Infantis aos CEU’s da cidade de São Paulo

Susete Rodrigues da Silva 
Artes Visuais: Ensino e Aprendizagem da Arte 
Orientador: Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho 

Palavras-chave: educação popular, pluralidade cultural, Parque Infantil, CEU's 

Essa pesquisa refere-se ao estudo do pensamento vivo de Mario de Andrade presente nos Centros de Educação Unificados da cidade de São Paulo. Pretende-se investigar as influências que os CEUs tiveram do ideário modernista e das concepções políticas e culturais adotadas por Mario em sua gestão, no Departamento de Educação e Cultura, no final da década de trinta na cidade de São Paulo. Através desta pesquisa, pretendemos estabelecer um paralelo entre os Parques Infantis e os Centros de Educação Unificados, teceremos um painel das relações, afinidades e semelhanças. Serão analisados os CEUs, em especial o CEU Aricanduva, por fazer parte da minha história como artista-educadora e gestora de políticas públicas. Estaremos analisando os projetos e programas desenvolvidos nos CEUs, a participação popular, as ações e conteúdos significativos que valorizam a identidade, as artes e as culturas populares, a apropriação dos bens culturais, as produções culturais e vivências artísticas e a descontinuidade ocorrida a partir de 2005. Os Parques Infantis serão estudados como fonte de pesquisa para a investigação das políticas culturais e educativas adotadas em sua época, da cultura da infância e das manifestações culturais vivenciadas, que permanecem vivas e latentes em nossa sociedade. A relação de apropriação dos bens culturais, por meio da democratização e acesso criados por Mario de Andrade através de políticas públicas de Educação e Cultura. 

suseterodriguesaraujo@gmail.com

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