RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES - Jornada 2011

Participantes da Mesa 5
Foto: Gabriela Caetano


MESA 5

Rosângela Aparecida da Conceição
Aluna regular no mestrado em Artes Visuais do IA UNESP

“MOBILE ART”– MAPEAMENTO, ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DE PROPOSTAS POÉTICAS NO USO DE TELEFONES CELULARES: UMA PROPOSTA
Linha de pesquisa: Processos e Procedimentos Artísticos
Orientadora: Rosangella Leote

O texto refere-se à pesquisa que tem como objetivo mapear para analisar o estado em que se encontra a denominada “Mobile Art”, no período de 2001 a 2010, pensamos que em breve será uma modalidade predominante com os recursos de comunicação contemporâneos. Esta pesquisa está delimitada no uso de telefones celulares “na” e “para” a produção de propostas poéticas, pois cremos que este já apresenta uma variedade de propostas com a integração de outras tecnologias de comunicação, tornando complexa a análise de todas as manifestações realizadas com outros dispositivos móveis. Consideramos que há a necessidade de reflexão sobre essa produção e que a organização na direção de um mapeamento e classificação ajudará futuras pesquisas sobre o assunto.
Palavras-chave: arte e tecnologia, mobilidade, convergência.

Maíra Sanchez Cezaretto Camargo
Aluna regular no mestrado em Artes Visuais do IA UNESP

ARTE E COMUNICAÇÃO: O PODER DA MÍDIA ESPONTÂNEA COMO ELEMENTO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA
Orientador: Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe

Este estudo tem o objetivo de discutir o poder da mídia utilizado para criação artística, mais especificamente a mídia espontânea. A relação entre arte e comunicação é analisada com o apoio na obra denominada Wanted Julia Margareth Cameron, de Fred Forest. São avaliados os aspectos que levam o artista a idealizar e colocar em prática suas estratégias. As ferramentas utilizadas por Forest em suas obras e a articulação delas também são contempladas neste estudo. Além disso, o potencial publicitário nas criações de Fred Forest foi igualmente objeto de consideração.
Palavras-chave: Fred Forest, arte e mídia, mídia espontânea.

Lígia Marina de Almeida
Aluna ouvinte do mestrado em Artes do IA UNESP
limarina70@gmail.com

NÚCLEOS PERIPATÉTICOS PERFORMATIVOS DE PESQUISA: PERFORMANCE E PEDAGOGIA NA II TRUPE DE CHOQUE

A pesquisa busca relatar e descrever o processo de pesquisa em Performance realizado pelo grupo II Trupe de Choque entre maio e julho de 2011. Tal processo aconteceu, sobretudo, no Núcleo Peripatético Performativo de Pesquisa desenvolvido pelo grupo em sua atual sede artística: o CAISM Phillipe Pinel (antigo Hospital Psiquiátrico Pinel) localizado em Pirituba, periferia oeste de São Paulo. Estes Núcleos, de caráter artístico-pedagógico, tiveram como público alvo os pacientes e funcionários do Hospital bem como o público presente na temporada dos “Detritos em Ensaio” (experiência aberta ao público desenvolvida pelo referido grupo), ambas ações realizadas dentro do projeto “Material Tebas/Eldorados 11 de Setembro” contemplado pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro. A presente pesquisa buscará também investigar, à luz da pesquisa acima, a seguinte questão: quais limites/barreiras/limiares a performance encontra hoje em nossa “Sociedade do Espetáculo”, num mundo em constante representação e performatividade?
Palavras-chave: performatividade, pedagogia, II Trupe de Choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário