RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES - Jornada 2011

Performance Daqui Prali de Viviane Madu
Foto: Gabriela Caetano


MESA 8

Ana Maria Simões de Araújo
Aluna Regular PPG IA UNESP

A PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE DE ARTE: DIALOGIA COM A EXPERIÊNCIA.
Orientadora: Luiza Helena da Silva Christov.

O trabalho disserta sobre a profissionalização do docente em Arte, através da formação continuada do professor de arte em diálogo com sua experiência. Uma vez que a formação continuada possibilita a reflexão sobre o próprio trabalho do professor de arte, suas experiências, conceitos etc..., os professores tornam-se passíveis de mudanças numa esfera coletiva. A pesquisa pretende contribuir para a discussão dos caminhos existentes entre teoria e prática no ensino-aprendizagem da arte, tendo como fundamentação teórica alguns autores e documentos, que norteiam essa área de conhecimento, bem como o currículo da educação básica. Algumas questões impulsionaram está pesquisa: “Existe descompasso entre teoria e prática? Como se entende o ensino de Arte? Qual a experiência vivida pelo professor em sua formação inicial? John Dewey, Paulo Freire e Marie-Christinne Josso foram alguns dos teóricos apontados na mediação formação e experiência no conhecimento de arte.
Palavras-chave: Formação Continuada, Arte Educação e experiência.

Susete Rodrigues da Silva
Mestrado PPG IA UNESP

MARIO DE ANDRADE E CRIAÇÃO DOS PARQUES INFANTIS NA CIDADE DE SÃO PAULO
Orientador:`Profº  Dr. João Cardoso Palma Filho

Na década de 30, durante a Era Vargas, Mário de Andrade participa da gestão dos Ilustrados e IntelectuaisNna cidade de São Paulo, dirigindo o Departamento de Cultura (DC) da cidade. Paulo Duarte e Mario de Andrade com o apoio de jornalistas e intelectuais constroem o projeto que irá criar o DC da cidade de São Paulo, com apoio do então prefeito Fábio Prado e do governador do estado de São Paulo Armando de Salles Oliveira. Recebe influências modernistas, da “Escola Nova”, apresenta espírito crítico de pesquisa e experimentação. O Departamento de Cultura e Recreação foi criado oficialmente em maio de 1935. Pela primeira vez a legislação municipal assume uma diretriz cultural para a cidade de São Paulo. O DC tinha como meta atuar como uma “instituição de expansão cultural no seio do povo” para promover a “elevação cultural do povo”. Mario de Andrade chamou sua atuação política de arte-ação, propôs um conceito democrático de cultura, “uma relação pedagógica” entre as várias dimensões que ele estava tentando sintetizar: o nacional e o universal, a cultura do “povo” e a cultura “erudita”, o moderno e o tradicional, a criatividade e a experimentação artística individual e a importância da arte no enriquecimento da vida da comunidade. A criação dos Parques Infantis é um marco na história da Educação, garantiu o direito à infância. Criados inicialmente como um projeto de educação não formal para atender os filhos dos operários, posteriormente, não como na sua ideia original, dá origem ao que conhecemos, hoje, como rede de educação infantil da cidade de São Paulo. Os Parques tinham preocupações relacionadas à nacionalidade das crianças, os três parques criados inicialmente: Lapa, Parque D. Pedro II e Ipiranga eram motivados a conhecer os hábitos culturais das crianças, a desenvolver atividades que privilegiassem a cultura popular brasileira, através das músicas, das histórias, dos jogos e das brincadeiras populares no sentido de construir uma identidade cultural brasileira. Atividades desenvolvidas nos Parques garantiam um trabalho integrado em vários níveis: a criança, o jogo, a cultura, a educação e a saúde.
Palavras-chave: educação popular, cultura, parque infantil.

Thaisa Schmaedecke
Aluna ouvinte da pós graduação IA UNESP
thaisams@yahoo.com.br

A RELAÇÃO DE CONTROLE PRESENTE EM BERÇÁRIO E ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho visa refletir sobre a relação de controle, expandida em instituições de ensino destinadas a bebês e crianças, como uma prática comum, possibilitada pela disponibilidade de mecanismos controladores oferecidos pelas próprias instituições de Educação Infantil e Berçários, como estratégia de marketing. A disponibilização do acesso a imagens, em tempo real, obtidas geralmente pelo próprio site da escola ou berçário por sistema de webcan, possibilitando a visualização pela internet de espaços escolares monitorados, pode ser não somente o oferecimento de um serviço diferenciado, como um incentivo a prática de vigia e de punição dos pais aos professores/berçaristas da escola. Tais mecanismos, contudo, podem servir não somente como um facilitador para o estabelecimento de controle dos pais sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na escola, como também podem comprometer a autonomia dos profissionais que ali atuam e, sobretudo, a dos filhos. A reflexão sobre essas práticas traz como fundamentação as teorias de Foucault sobre a sociedade de controle, levando em conta, entretanto, as necessidades da sociedade contemporânea diante da predominante ausência dos pais nesse período cuja importância é de grande relevância: a infância, objetivo principal deste trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: educação; controle; autonomia.


Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos (Ivanildo Piccoli)
Doutorando no IA/UNESP

A TRÍADE CÔMICA DA COMMEDIA DELL'ARTE E DO CAVALO MARINHO

Resumo: Este artigo traz uma análise comparativa entre as personagens cômicas que integram a brincadeira do Cavalo Marinho pernambucano e as máscaras das personagens cômicas da Commedia dell'Arte. Este estudo tem como base referências bibliográficas, análise de imagens e observação de campo. É apresentado um pequeno histórico de cada uma destas manifestações cênicas e a suas possíveis heranças e similaridades, seguido de uma análise da tríade de personagens cômicas: Mateus, Bastião e Catirina do Cavalo Marinho e as máscaras de: Arlecchino, Brighella e Servetta da Commedia Dell'Arte. São analisadas as composições destas máscaras cômicas e uma investigação de aproximações e semelhanças entre as características definidoras de cada uma delas através dos elementos cênicos que as compõem (interpretação, recursos dramatúrgicos, composição visual e musicalidade).
Palavras chave: Cavalo Marinho; Commedia dell’Arte e Máscaras.

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